Prudentópolis - A terra das cachoeiras gigantes

Prudentópolis é um destino próximo de Curitiba que cabe no seu bolso, ideal para quem busca se conectar com a natureza e se encantar com incríveis cachoeiras de até 200 metros de altura.

5/15/20246 min read

Prudentópolis é o lugar certo para dar aquela "fugidinha" da rotina, viver novas experiências, ter contato com a natureza e até mesmo viver uma aventura. E o melhor, tudo isso apenas a algumas horas de Curitiba, a capital do Paraná.

De carro, são aproximadamente três horas de viagem, mas garanto que vale a pena se está interresado em se desconectar da agitação e quer aproveitar as férias, ou até mesmo um feriado com a família, amigos ou com a gata(o) em lugar diferente do convencional.

Chega junto e confira esse artigo até o final. Vou te contar um pouco da minha experiência na cidade, além de dar dicas, sugestões e minha opinião sobre esse destino.

Ninho do Corvo - Prudentópolis
Ninho do Corvo - Prudentópolis
Prudentópolis, um pedaço da Ucrânia no Brasil

Antes de tudo, vamos descobrir informações interessantes sobre o município de Prudentópolis, uma cidade que tem como principais riquezas sua identidade histórica e cultural, além do turismo religioso e uma belíssima paisagem natural.

A cidade de Prudentópolis tem seu nome em homenagem ao ex-presidente do Brasil Prudente de Morais, sua história remonta o final do século XIX e início do século XX. Com pouco mais de 50 mil habitantes (2024), esse município foi colonizado principalmente por imigrantes ucranianos, e isso se reflete em suas tradições, mantidas através de festas, artesanato, gastronomia e no estilo arquitetônico de suas construções.

Para saber mais sobre a história e costumes da cidade clique aqui.

Museu do Milênio | Paróquia São Josafat
Museu do Milênio | Paróquia São Josafat
O que você não pode deixar de conhecer?

Acredito que após conhecer um pouco de Prudentópolis e pesquisar mais sobre o local, posso categorizar o turismo da cidade em três pilares fundamentais, que são a história, religião e é claro, a natureza.

Falando primeiro sobre a história, como já citei anteriormente, Prudentópolis tem uma forte influência ucraniana em suas tradições e costumes. Para quem tem descendência ucraniana, se interessa sobre o assunto ou deseja saber mais sobre a cultura, costumes e história desse povo, desde sua origem até sua chegada no Brasil, esta cidade pode ser um excelente local para uma visita.

Museu do Milênio

Nesse contexto, não posso deixar de citar o museu do milênio, fundado em 1995, tem um acervo muito interessante com objetos diversos da história, cultura, religião ucraniana e até mesmo objetos de trabalho e uso cotidiano dos imigrantes e seus descendentes. São muitas peças, que vão desde ferramentas, máquinas, vestimentas, fotografias, artesanato e muito mais. Recomendo dar uma olhada no perfil do museu no instagram para ver eventos e dias de funcionamento.

Falando da minha experiência, acredito que vale a pena conhecer o museu se você já esteja passando pela cidade, a visita não vai tomar muito tempo e quando eu fui o valor era apenas R$ 10,00 por pessoa.

Paróquia São Josafat

No pilar religioso, vale citar que Prudentópolis é chamada por muitos como a capital da oração devido às mais de cem igrejas construídas no território. São diversos estilos de construção, desde igrejas ortodoxas, do estilo bizantino e também colonial. Com destaque para a Paróquia de São Josafat e a Igreja Matriz de São João Batista.

Mas sem dúvida alguma, a característica mais marcante e que atrai o maior número de visitantes para a cidade são as suas riquezas naturais. E quando falo de riquezas naturais, dou destaque para as diversas quedas da água na região, que podem chegar até 200 metros de altura, dando a Prudentópolis o título de terra das cachoeiras gigantes.

A cidade abriga algumas das maiores cachoeiras do sul do Brasil, como o Salto São Francisco com 196 metros de altura. Infelizmente não consegui visitar todas as cachoeiras e parques da região, mas vou deixar algumas fotos dos lugares que conheci a seguir.

Salto Sete

O Salto Sete oferece um contato direto com a natureza e encanta qualquer um com sua beleza. No entanto, conta com uma trilha que pode ser de difícil acesso para quem tem mais idade, problemas de locomoção ou para os mais sedentários (como eu na época).

Parque Salto Sete
Parque Salto Sete

Salto São João

Diferente do Salto Sete, com uma trilha bem mais tranquila e "plana", o Salto São João é mais apreciativo e não tão voltado para a aventura ou contato direto com a natureza. Mas sem dúvida alguma vale a pena a visita, a queda tem um grande volume de água e impressiona ao ver de perto.

Cachoeira Encantada | Ninho do Corvo | Salto São João
Cachoeira Encantada | Ninho do Corvo | Salto São João

Ninho do Corvo

Apesar de ter um custo maior para suas atrações, o ninho do corvo é ideal para quem está viajando com a família e gosta de uma aventura, ainda mais se estiver com crianças, com certeza elas vão amar a experiência. A reserva conta com tirolesas, trilhas, rapel, e ainda oferece opções para eventos e até mesmo de hospedagem.

Confira mais informações e valores no site oficial.

Esses são apenas alguns exemplos, dos quais eu pude experienciar, mas Prudentópolis oferece mais de cem opções de cachoeiras. Além do Salto São Francisco e dos demais citados acima, ainda posso destacar o Salto Barão do Rio Branco, Salto São Sebastião, Salto Manduri entre muitos outros.

Na minha passagem por Prudentópolis eu e minha família nos hospedamos no hotel Mayná, localizado no centro da cidade, tem excelentes acomodações, um ótimo café da manhã e estacionamento gratuito. Sendo mais do que suficiente, visto que com as diversas cachoeiras para se conhecer, só é preciso um bom lugar para descansar e um café da manhã reforçado.

Existem outras diversas acomodações na cidade, até mesmo em alguns parques como o Salto Sete e o Ninho do corvo.

Onde se hospedar?

Espero que este artigo tenha tirado suas principais dúvidas ou quem sabe tenha apresentado um novo destino para sua próxima aventura. Se você mora próximo ou está de passagem por Curitiba, talvez possa adicionar Prudentópolis a sua lista.

Confira também o artigo com outras dicas incríveis de lugares perto de Curitiba que você deve conhecer.

Para finalizar, se você, assim como eu, também sonha em ter liberdade financeira e geográfica para poder viajar e viver experiências inesquecíveis, indico conhecer sobre os negócios digitais e como eles podem transformar sua vida. Para saber mais clique aqui.

Dicas importantes
Pronto para arrumar as malas?

Com base na minha experiência, a primeira dica que eu poderia dar é que reserve no minimo dois dias para conhecer os parques, pois existe certa distância entre eles, além das trilhas de acesso às cachoeiras, que dependendo do ritmo, podem levar algumas horas. Sem falar que é muito cansativo tentar fazer tudo em um dia, pois como já disse, algumas trilhas são mais pesadas que outras.

Outra dica importante é que alugue um carro, de preferência alto (4x4), pois para chegar em certas cachoeiras passará por estradas de chão que podem acabar dando um certo prejuízo em caso de desatenção. Então para evitar este tipo de coisa e ainda ter mais agilidade, tranquilidade e conforto em sua viagem, essa dica pode salvar o rolê.

Caso esteja procurando um site seguro para alugar um carro, a RentCars compara os preços de mais de 300 locadoras espalhadas pelo mundo para que você encontre a melhor opção para sua viagem.