Lisboa - Vamos conhecer juntos a capital de Portugal
Descubra as informações mais importantes para visitar a encantadora e agitada capital de Portugal, Lisboa. Por suas ladeiras e morros você viverá experiências inesqueciveis.
1/28/20259 min read
Lisboa, apesar de ser grande comparada às outras cidades de Portugal, ainda consegue preservar aquele charme europeu, unindo o antigo com o novo. Um lugar lindo, cheio de vida, cores e sabores, onde você pode encontrar todo tipo de rolê, seja ele histórico, artístico ou até mesmo festas para quem gosta de um fervo.
Se você vai conhecer a cidade pela primeira vez e ainda está um pouco perdido, com receio do que vai encontrar ou não sabe o que fazer, leia este artigo até o final e descubra onde se hospedar, que lugares não pode deixar de conhecer e muito mais.
Um pequeno resumo sobre a história da Lisboa
Lisboa é a maior cidade de Portugal com mais de 500 mil habitantes, está localizada no sul do país às margens do rio Tejo e é uma das cidades mais antigas do mundo. Além de tudo isso, ainda é reconhecida como cidade global nível alfa, devido a sua importância e relevância em questões sociais, políticas, econômicas, culturais, de turismo, artes e muito mais.
Para quem curte história, sem dúvida nenhuma, vale muito a pena pesquisar sobre Lisboa. Pois lá já foram encontrados indícios arqueológicos de sociedades como os fenícios e romanos, além de resquícios da época das invasões muçulmanas.
Uma curiosidade muito doida sobre a cidade, é que ela já foi quase totalmente destruída por um terremoto em 1755. E foi reconstruída a partir dos planos do Marquês de Pombal, uma das figuras mais importantes da história do país.
Lugares que você deve conhecer em Lisboa
Para facilitar o seu entendimento, tomei a decisão de separar os pontos turísticos da cidade em três principais regiões, sendo elas: Bairro Parque das Nações, Centro Histórico da Cidade e Bairro de Belém.
Bairro Parque das Nações
1. Estação Oriente
Este foi o primeiro lugar em que pisei na cidade de Lisboa, uma moderna e elegante estação de trem, ônibus e metrô, que conecta a capital com o resto do país. Inclusive eu cheguei na estação vindo da cidade do Porto de trem, e a experiência foi muito boa.
2. Parque das Nações
Logo ao lado da Estação Oriente, você encontra o Parque das Nações, local que dá nome ao bairro e que antigamente era uma área industrial que foi totalmente modernizada para a Exposição Mundial de 1998. Além do shopping e o centro de convenções, este lugar oferece diversas atrações, das quais vou falar um pouco mais abaixo:
Oceanário - Um gigantesco aquário com espécies de diferentes lugares do mundo. Sem dúvida alguma, esta é uma atração da qual você não vai se arrepender de conhecer e que vai agradar a todos.
Ponte Vasco da Gama - Não é um ponto turístico exatamente, mas que não passa despercebido por quem caminha pelo bairro às margens do Rio Tejo. Esta construção gigantesca conecta Lisboa aos municípios de Alcochete e Sacavém.
Teleférico - Um passeio interessante para quem visita a cidade pela primeira vez, do teleférico é possível observar o Rio Tejo, o Parque das Nações e os demais pontos turísticos que citei acima do alto.
Centro Histórico de Lisboa
A segunda região é o centro histórico, lá você conhece basicamente tudo que vou falar a pé e curtindo o clima da cidade. Tem muita música ao vivo pelas ruas, restaurantes, cafés, praças e bares para você sentar e só desfrutar do ambiente.
3. Praça do Rossio
Localizada no coração da cidade, esta praça é o ponto perfeito para começar a explorar Lisboa. Muito movimentada, ao seu redor ficam o Teatro Nacional Dona Maria II e diversos restaurantes e lojas para você conhecer.
4. Museu do Carmo
O Museu do Carmo é uma obra de arte a céu aberto, foi um dos lugares que mais me impressionaram na cidade. Trata-se das ruínas de uma igreja que teve seu telhado destruído durante o terremoto que ocorreu em Lisboa no séc XVIII. Além das ruínas, o complexo conta com um museu arqueológico, com artefatos egípcios, romanos, pré-colombianos, entre outros.
5. Elevador de Santa Justa
Outro grande símbolo de Lisboa, o elevador de Santa Justa foi construído para facilitar o acesso entre a “cidade baixa” e a “cidade alta”. Foi projetado pelo arquiteto Raoul Mesnier (discípulo do projetista da Torre Eiffel) e se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
6. Castelo São Jorge
Com uma das melhores vistas da cidade, essa fortaleza foi construída pelos Mouros no século XI para defesa. Depois com a reconquista de Dom Afonso Henrique, o primeiro rei de Portugal, serviu por um tempo como moradia da coroa. Muitos indicam visitar o local no final da tarde, pois a vista somada ao pôr do sol é de tirar o fôlego.
7. Praça do Comércio
Cercada por um edifício que já foi utilizado como palácio real, esta grande praça às margens do Rio Tejo é um dos principais pontos de encontro da cidade e já foi utilizada antigamente para desembarque de chefes de estado e figuras importantes. Uma curiosidade é que na Praça do Comércio está localizado o Café Martinho da Arcada um dos lugares preferidos do grande poeta Fernando Pessoa.
8. Arco da Rua Augusta
Logo em frente a Praça do Comércio, este grande monumento foi levantado para demonstrar a força e resiliência do povo portugues após os eventos do terremoto de 1755 que destruíram boa parte da cidade. É possível visitar o topo do arco, e depois eu indico conhecer a Rua Augusta e suas diversas lojas e restaurantes.
9. Pink Street
A Pink Street é um dos pontos mais intagramaveis e diferentes de Lisboa, essa rua cor de rosa é muito conhecida na capital e abriga famosos bares, se tornando um dos principais lugares por quem ama curtir a noite. Uma curiosidade é que antigamente esse era o ponto de encontro de marinheiros que desembarcavam na cidade e buscavam uma farra.
10. Catedral da Sé
Esta é a principal e mais antiga igreja da cidade, construída em 1147 sofreu muitas interferências devido a diferentes acontecimentos ao longo dos anos. Dentre esses acontecimentos deve-se destacar o grande terremoto de Lisboa, que destruiu parte da estrutura.
Bairro de Belém
A terceira região seria Belém, um passeio à parte obrigatório para quem está visitando Lisboa pela primeira vez. Cabe um artigo completo aqui no blog só para falar sobre a região de Belém, são lugares únicos que merecem a sua atenção.
11. MAAT
O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia vai surpreender os amantes de cultura e novas experiências, o complexo é formado por dois edifícios, um construído em uma antiga termoelétrica e outro super moderno. Além das exposições, o museu conta com um terraço incrível com uma excelente vista para o Rio Tejo e a Ponte 25 de Abril.
12. Mosteiro dos Jerónimos
Outro cartão postal da cidade, o Mosteiro dos Jerónimos é imprescindível em qualquer visita a Lisboa. Sua arquitetura gótica, rica em detalhes, encanta qualquer um que visite este local e além do aspecto estético, diversas personalidades marcantes da história de Portugal estão sepultados lá, como Vasco da Gama, Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa e até mesmo reis e rainhas como D. Henrique, entre outros.
13. Padrão dos Descobrimento
Criado para homenagear as grandes navegações e o pioneirismo do império português no que chamam de “descobrimentos”. Esta grande estrutura homenageia nomes como Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama, Luís Vaz de Camões, etc.
14. Torre de Belém
Outro símbolo emblemático da cidade de Lisboa e principalmente desta região é a Torre de Belém. Construída no século XVI com a função de proteger a cidade, a torre também já foi usada como farol, prisão e até mesmo pela alfândega. Sendo um dos principais cartões postais da capital é inadmissível passar por lá e não dar nem uma olhadinha.
15. Ponte 25 de Abril
Uma imponente ponte suspensa que pode ser vista das margens do Rio Tejo de praticamente toda região de Belém. Foi inaugurada em 1966 e ganhou esse nome devido à data que marca o fim da ditadura em Portugal (revolução dos cravos).
16. LX Factory
Este é um dos lugares mais descolados para conhecer em Lisboa, a LX Factory antigamente funcionava como uma fábrica têxtil e hoje é a casa de diversos bares, lojas, restaurantes, estúdios de tattoo, e muito mais. É o rolê perfeito para finalizar o dia, depois de conhecer a região de Belém.
Esses foram apenas alguns dos principais pontos turísticos da cidade de Lisboa, no entanto, eu separei uma lista com mais 6 lugares diferentes que você precisa conhecer na cidade. Ficou curioso(a)? Clique aqui e confira.
Como se locomover em Lisboa
Onde e o que comer?
É muito simples se locomover por Lisboa, basta algumas horas na cidade que você já pega o jeito. São diversas maneiras de se locomover, seja alugando um carro, uber, mas a mais econômica, divertida e que te conecta com o ritmo e pessoas da cidade, sem dúvida nenhuma é o transporte público.
Vou dividir o transporte público em três principais: metrô, comboios (trens) e os autocarros (ônibus)
Metrô: De todos, foi o meio de transporte que mais usei durante o tempo que estava na cidade e me surpreendeu positivamente. As estações de metrô em Lisboa, estão entre as mais modernas, bonitas e organizadas entre as capitais europeias que visitei.
Ônibus: Assim como os metrôs, eles são muito eficientes e práticos. Mas indico utilizá-los para distâncias menores, se estiver muito cansado e queira economizar em relação a carros de aplicativo, etc.
Trem: São excelentes para se conectar a outras cidades próximas como Cascais e Sintra, ou até mesmo para viagens mais longas como a que eu fiz, vindo de Porto até Lisboa, com certeza você economizará uma boa grana se comparado as passagens de avião.
Uma ótima dica para reduzir os custos da sua viagem, caso fique mais dias em Lisboa e utilize com frequência o transporte público, é o cartão VIVA Viagem. No artigo exclusivo sobre o transporte em Lisboa, falo um pouco mais a fundo sobre ele.
Além disso, como citei anteriormente, é possível conhecer diversos lugares a pé, principalmente no centro histórico. Minha única recomendação é que use sapatos confortáveis, pois Lisboa não é chamada de cidade das sete colinas a toa, em razão de suas diversas ladeiras.
Eu gosto de descobrir sozinho novos lugares e sabores, acho importante se perder um pouco pelas ruas da cidade, sentir os aromas, pesquisar e encontrar um restaurante, bar, lanchonete…que seja “só seu”. No entanto, vou citar dois lugares que eu realmente indico e gostei muito de conhecer.
Restaurante D’Bacalhau: O restaurante do renomado Chef Julio, é especializado em bacalhau como o nome já sugere e possui pratos premiados em seu cardápio. E apesar de todo esse reconhecimento, os valores são até que acessíveis e valem muito a pena pela experiência.
Fábrica dos Pastéis de Belém: Apesar dos pastéis de nata serem tradição e costume em todo o país, acredito que muitos conhecem esse doce como “pastel de belém” e isso se deve a esse lugar, uma experiência à parte para quem passa na região de Belém.
Onde se hospedar?
Com base na minha experiência, uma dica muito boa para economizar, é verificar por onde passam as linhas de metrô. Mesmo que o hotel que esteja pesquisando seja mais distante do centro, caso tenha um metro próximo é muito simples e rápido fazer conexão para os outros cantos da cidade.
Mas logicamente que quanto mais perto do centro histórico da cidade melhor, mas também vai sair mais caro. Um lugar excelente em que me hospedei, com ótima localização e que fica a poucos minutos de metrô do centro é o Lisbon Style Guesthouse ou New Style Lisbon Hotel. Além das vantagens acima, o hotel conta com excelentes acomodações, limpeza, organização e um ótimo café da manhã.
Muito Importante
Agora eu acredito que você já está bem mais preparado(a) para sua viagem, mas não posso deixar de falar do meu outro artigo em que eu falo sobre coisas que você deve fazer quando visitar a cidade de Lisboa.
Com essas dicas você estará 100% preparado para curtir tudo o que a cidade tem de melhor a oferecer.
Espero que tenha gostado do artigo, e que ele te ajude em sua experiência por lá, fique ligado(a) para os próximos e não se esqueça de se inscrever também no meu canal do YouTube.

Me siga nas redes sociais:
Bem-vindo ao meu mundo
Para suas viagens:
Aluguel de carros: confira o melhor site de aluguel de carros para curtir sua viagem com segurança. CLIQUE AQUI
Cartão internacional: obtenha menores taxas e facilidade para suas viagens ao exterior. CLIQUE AQUI
Seguro viagem: viaje com segurança e tenha cobertura ampla em diversas situações. CLIQUE AQUI