Dicas para a primeira vez em Vila Velha no Paraná

O Parque Estadual de Vila Velha é o principal ponto turístico de Ponta Grossa - PR, suas paisagens únicas formadas há milhões de anos impressionam e criam verdadeiras obras de arte naturais.

8/1/20244 min read

Muito provavelmente, Vila Velha é a principal parada para aqueles que visitam a cidade de Ponta Grossa. Neste artigo, compilei tudo que acredito ser mais importante caso seja a sua primeira vez visitando o parque, com base na minha experiência.

Parque Estadual de Vila VelhaParque Estadual de Vila Velha

O Parque Estadual de Vila Velha está localizado a vinte quilômetros do centro de Ponta Grossa, e é considerado o principal ponto turístico deste município. Isso se deve principalmente, às diversas formações geológicas que datam de milhões de anos presentes no parque, das quais falaremos mais a frente.

Criado pela lei nº 1.292 e classificado pelo SIGEP, esse complexo ambiental foi a primeira Unidade de Conservação (UC) estabelecida no Paraná. Para saber mais sobre o parque e sua administração atual, acesse o site oficial.

O parque funciona de quarta à segunda-feira (fechado às terças-feiras), das nove horas da manhã até às três da tarde. Perto da capital do estado do Paraná, a cidade de Curitiba.

Sobre o Parque Estadual de Vila Velha
Atrações do Parque Estadual de Vila Velha

Arenitos

Os arenitos são formações rochosas moldadas através da compactação da areia e a ação da natureza há mais de 300 milhões de anos. O mais interessante dessa atração é observar os diferentes padrões nos arenitos, com formas que lembram desde animais à objetos.

Um ótimo passeio para fazer com toda família, seja com criança, adulto ou idoso. O trajeto é tranquilo, a trilha é calçada, plana, bem sinalizada e ainda possui pontos de descanso com sombra e bancos durante o percurso, oferecendo comodidade para qualquer pessoa.

Ao fim da trilha principal dos arenitos, você pode optar por seguir uma trilha na mata mais fechada. Essa eu já não indico para quem estiver com crianças menores e pessoas de idade. Saiba mais sobre a atração clicando aqui.

Lagoa Dourada

Considerada também como uma furna assoreada (acúmulo de sedimentos como areia, terra e rochas), a lagoa é formada pelas águas subterrâneas que criam um verdadeiro espelho a céu aberto. Para saber mais confira o site oficial do parque.

Vou ser sincero, é bonito, a lagoa dourada possui uma água cristalina que possibilita enxergar o seu fundo e os peixes que vivem ali. No entanto, você não leva dez minutos para conhecer, é um passeio bem curtinho e que só vale a pena por ser caminho para as furnas.

Estrutura e acessibilidade

A estrutura do parque é excelente e busca a maior comodidade possível, com estacionamento, recepção, loja de presentes, restaurante, café, banheiro, conexão wi-fi em vários pontos, câmeras de segurança e muita sinalização.

Além disso, o Parque Estadual de Vila Velha conta com ônibus exclusivos para levar e buscar os visitantes nas principais atrações (programados para passar de tempo em tempo em cada ponto do parque).

Trilhas como a dos arenitos possuem acessibilidade especial, sem restrição de idade, no entanto, algumas áreas do parque podem apresentar dificuldades para pessoas com restrições no movimento.

Dicas para sua primeira vez
Lagoa Dourada - Vila VelhaLagoa Dourada - Vila Velha

Separei algumas dicas para quem vai conhecer o Parque Estadual de Vila Velha pela primeira vez, e que acredito serem úteis com base na minha experiência.

Leve protetor solar e repelente: principalmente em dias de sol, seja nas trilhas abertas ou fechadas, essa dica vai salvar o seu rolê. Afinal é um parque no meio da natureza e eu sofri com os borrachudos.

Separe um dia inteiro: tendo em vista que o parque abre às 9h e fecha às 15h, para conhecer todas as atrações com tranquilidade, almoçar e aproveitar ao máximo a experiência sem correria.

Aproveite as promoções de férias: viajei com a minha família durante as férias de julho e conseguimos ingressos promocionais por um valor muito melhor. Confira as redes sociais do parque para saber mais.

Compre seu ingresso com antecedência: dessa forma se o parque estiver cheio você poupa tempo e não precisa ficar esperando na fila. Se ainda não conhece o site oficial do parque, basta clicar aqui.

Além de tudo que já mostrei, o parque ainda conta com experiências de cicloturismo, caminhada noturna, balão estacionário, driving experience, ensaios fotográficos, treinamento vivencial e mais.

Arenitos - Vila VelhaArenitos - Vila Velha

Furnas

Uma parada obrigatória no parque, as furnas, são formações sedimentares de origem marinha que datam de mais de 400 milhões de anos. Dentro do parque, são doze no total, cada uma com sua característica própria. Para saber mais clique aqui.

As Furnas impressionam pelo tamanho e profundidade, no parque são duas principais abertas para a visita e elas podem ser apreciadas nos miradouros e também por uma espécie de elevador que te leva até o fundo (infelizmente em minha visita o elevador parecia estar em reforma).

Nessa atração estão também as experiências de arvorismo e tirolesa, que inclusive passa por cima de uma das furnas e dá um friozinho na barriga. Lembrando que tanto o arvorismo, quanto a tirolesa possuem custos adicionais e podem ser somados ao valor do ingresso ou então, pagos a parte.

FurnasFurnas
Curtiu o conteúdo? Dá aquela moral...

Obrigado por ler até o final, se gostou do conteúdo confira também o artigo sobre a cidade de Ponta Grossa, em que falo de outras atrações que você precisa conhecer.

Se tiver algum comentário ou sugestão de conteúdo, deixe seu comentário logo aqui em baixo no rodapé. Sua opinião é muito importante para seguir evoluindo e otimizando o meu trabalho.

Uma última dica que eu gostaria de compartilhar com você caso não esteja satisfeito com seu banco e está buscando uma opção mais moderna, que oferece benefícios exclusivos, como contas globais e acúmulo de pontos para te ajudar a viajar mais. Clique aqui.