Dicas de viagem para a cidade do Porto - Portugal

Porto em Portugal é um lugar encantador, e foi a primeira cidade que visitei na Europa. Confira um pouco de sua história, pontos turísticos e dicas para sua viagem.

11/8/202411 min read

Já imaginou conhecer uma cidade multicultural, que reúne pessoas de diferentes lugares do mundo, unindo construções históricas a um clima aconchegante e romântico. Esse lugar existe e se chama Porto, uma das principais e mais charmosas cidades de Portugal.

Acompanhe esse artigo até o final e saiba o que fazer, onde se hospedar e muito mais. Descubra também o porquê de Porto ser uma cidade apaixonante, através do relato de alguém que realmente se encantou pela cidade.

Capela das Almas - Porto PortgualCapela das Almas - Porto Portgual
A Cidade do Porto

Antes de tudo, vamos nos debruçar um pouco sobre a história de Porto e algumas informações relevantes sobre essa cidade, além da sua importância para Portugal.

Porto está entre as quatro cidades mais populosas de Portugal e encontra-se na região norte do país, fazendo divisa com os municípios de Matosinhos, Maia, Gondomar e Vila Nova de Gaia (muitas vezes confundida como parte da cidade do Porto).

Esta cidade deu origem ao nome do país, sendo capital do Condado Portucalense (868–1143) que mais tarde tornaria-se Portugal. É conhecida hoje como “capital do norte” e sem dúvida alguma é uma das cidades mais importantes e influentes para a história, economia e turismo do país.

Falando principalmente na área do turismo, Porto se destaca por suas caves e vinhos mundialmente famosos, sua gastronomia e é claro, seu centro histórico reconhecido como patrimônio mundial da UNESCO.

Uma curiosidade interessante é que Porto detém o título de “cidade invicta". Isso se deve à resistência da cidade aos cercos realizados na época em que ocorreu a Guerra Civil Portuguesa, causada pela disputa entre os constitucionalistas e tradicionalistas pela sucessão do trono português. Para entender melhor esta história, clique aqui.

Principais Pontos Turísticos

Com base na minha experiência e no pouco tempo em que estive na cidade, separei alguns dos seus principais pontos turísticos na minha opinião. Caso esteja procurando um rolê que fuja um pouco do convencional e tenha mais tempo na cidade, criei também uma lista com 6 lugares diferentes para visitar perto do Porto.

Rua Santa Catarina

O primeiro lugar que eu passei foi a Rua Santa Catarina, um local muito frequentado por turistas, mas também pela população local. Com diversos estabelecimentos comerciais é um bom ponto de partida para se habituar ao ritmo e estilo da cidade. É nesta rua também, que se encontra o famoso Café Majestic, local que J.K. Rowling (escritora de Harry Potter) costumava frequentar no período em que morou em Porto.

Capela das Almas

Também localizada na Rua Santa Catarina, a Capela das Almas é sem dúvida alguma um dos principais cartões postais da cidade do Porto e um dos pontos mais instagramáveis para os blogueiros de plantão. Sendo conhecida também como Capela de Santa Catarina, com seu estilo barroco e sua fachada inteiramente revestida por azulejos de Jorge Colaço, que representam cenas da vida de Santo Ildefonso. É um marco na cidade, que representa toda riqueza e beleza da cultura, história e arte portuguesa.

Mercado do Bolhão

Outro ponto de parada obrigatório para sua primeira vez em Porto é o Mercado do Bolhão, que fica a menos de uma quadra de distância da Capela das Almas. Ele tem esse nome justamente por conta de um córrego que, ao atravessar um lamaçal entre a Rua Formosa e a Rua de Fernandes Tomás, formava uma enorme bolha de água exatamente no local onde o edifício foi construído.

Vale ressaltar que o “Bolhão” passou por uma reforma entre os anos de 2018 a 2022, para saber mais sobre a história de construção do mercado e da sua importância para a cidade acesse: https://mercadobolhao.pt/historias/

Dica: na esquina do mercado, tem uma loja que você não pode deixar de conhecer, a famosa “Manteigaria”, se estiver passando por lá eu indico fortemente que experimente o pastel de nata de Portugal, caso ainda não tenha provado.

Torre dos Clérigos

Seguindo nossa lista, não poderia deixar de citar a Torre dos Clérigos, possivelmente um dos principais cartões postais do Porto. Com mais de 75 metros de altura, é possível ver esta construção de diversos pontos da cidade, além de visitá-lá, é claro.

O custo varia dependendo da época do ano ou sua idade, e você pode comprar direto no local ou online no site oficial, que dá acesso a torre e uma das melhores vistas da cidade, além da igreja e o museu dos clérigos.

Lembrando que a Igreja dos Clérigos é uma referência do Barroco português construída no século XVIII e lá acontece também o famoso show de luzes Spiritus, um espetáculo imersivo único. Para saber mais clique aqui.

Livraria Lello

Outro ponto muito visitado na cidade é a tal da Livraria Lello, que merece o hype que tem pois é muito bonita, na verdade alguns dizem que ela é a livraria mais bonita do mundo, e que apesar de cobrar a entrada (sim, a livraria cobra entrada), o valor pago pode ser revertido em livros. No entanto, toda a fama dessa livraria começou pelo boato de que J.K. Rowling se inspirou em sua arquitetura para alguns cenários de sua obra, o que já foi desmentido pela autora, mas ainda sim a história se espalhou e tornou o local muito conhecido.

Eu infelizmente não conheci a livraria Lello na minha primeira vez, mas indico a quem deseja conhecer comprar seus ingressos antecipadamente, pois quando passei em frente a fila era enorme.

Igreja do Carmo/Carmelitas

As igrejas do Carmo e das Carmelitas são duas igrejas muito bonitas, basicamente gêmeas e vizinhas uma da outra que você deveria conhecer ao visitar o Porto. Mas uma curiosidade ainda mais legal é que entre essas duas igrejas se encontra a menor casa do Porto, sim, é isso mesmo, apesar de muita gente passar batido, entre as duas igrejas está uma das casas mais estreitas do mundo.

Dizem que a casa foi construída pois na época (séc XVII - XVIII) não era permitido pelo Vaticano a construção de duas igrejas uma ao lado da outra, e foi por isso que esta pequena e estreita casa entre as duas igrejas surgiu, separando os edifícios. Para saber mais sobre a história dessa pequena casinha clique aqui.

Sé do Porto

Sem dúvida alguma, essa é uma das mais antigas e importantes construções não apenas da Cidade do Porto, mas também de Portugal. Construída no estilo romântico, entre os séculos XII e XIII, a Igreja da Sé está localizada no coração do centro histórico do município. A entrada na Catedral é gratuita, mas são cobrados 3 € para visitar o claustro e o tesouro.

Cais da Ribeira (margens do Rio Douro)

Descer pela Rua das Flores até o Cais da Ribeira, ouvir música ao vivo, experimentar a culinária local com um bom vinho do Porto e apenas observar a vida passar às margens do Rio Douro é sem dúvida alguma a melhor experiência que você pode viver nesta belíssima cidade. Faça isso e eu tenho certeza que você também se apaixonará e vai querer voltar mais vezes.

Ponte Dom Luís

É impossível falar de Porto sem provavelmente seu maior cartão postal e símbolo, a ponte Dom Luis, que atravessa o Rio Douro e liga a Cidade do Porto a Vila Nova de Gaia. A ponte foi inaugurada em 1886, e você pode atravessá-la pela parte inferior e superior, onde é possível observar as ruínas da muralha fernandina (construída na idade média). Uma curiosidade é que a ponte foi desenvolvida por Teophile Seyrig, discípulo de Gustav Eiffel, o projetista da Torre Eiffel.

Um passeio muito legal para quem vai passar mais dias em Porto é o Cruzeiro das Seis Pontes, que cruza o Rio Douro através das seis principais pontes da região (inclusive a ponte Dom Luís).

Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar

Para finalizar o dia, nada melhor do que admirar o pôr do sol nos jardins do morro da Serra do Pilar aos pés do Mosteiro de Santo Agostinho, um conjunto de edificações erguido no século XVI para abrigar frades agostinhos do Mosteiro de Grijó, que hoje serve de instalação para o exército português.

Esses foram apenas alguns dos principais pontos turísticos da cidade, mas caso vá ficar mais dias existem diversos museus, igrejas ou passeios diferentes para fazer em regiões próximas como citei na lista de 6 lugares diferentes para visitar perto do Porto.

Meios de Locomoção
Onde se hospedar

O primeiro meio de transporte que eu evitaria são os carros, a não ser que vá fazer um bate e volta em cidades próximas, dentro da cidade do Porto as ruas são mais estreitas e me pareceu difícil encontrar vagas. Sem dúvida nenhuma a melhor opção é o transporte público, combinando as linhas de metrô com os ônibus, é possível ir de uma ponta a outra da cidade com tranquilidade.

Em poucas horas eu já estava profissional em utilizar o metrô, basta buscar no próprio google maps o destino final e visualizar as linhas próximas do seu local. E para economizar nas suas viagens utilize o Cartão Andante, pois além de ser muito prático, bastando apenas validá-lo quando chegar na estação, ele oferece a opção de tempo em que o número de viagens é ilimitado durante um período escolhido.

Se achou confuso, escrevi um artigo exclusivo para explicar o funcionamento do Andante aqui no blog, clique e confira.

A única exceção para o transporte público seria o miolo do centro histórico, onde tudo se encontra muito próximo e dá pra encarar a caminhada tranquilamente. Com ressalva para pessoas com mais idade, ou com alguma dificuldade de locomoção, já que existem muitas ladeiras e um preparo físico mínimo e tênis confortáveis são indispensáveis.

Torre dos Clérigos - PortoTorre dos Clérigos - Porto
Igreja do Carmo/Carmelitas - PortoIgreja do Carmo/Carmelitas - Porto

Quanto mais perto do centro histórico melhor, dessa forma consegue ficar até mais tarde curtindo o entorno do Rio Douro e voltar para o hotel caminhando. No entanto se quiser economizar e conseguir encontrar acomodações com um custo benefício muito bom em regiões mais distantes, indico verificar se existem linhas de metrô próximas a sua hospedagem, pois o transporte público funciona muito bem e todas as linhas se conectam umas com as outras.

Em minha viagem fiquei em dois hotéis diferentes e gostei dos dois, sem dúvida nenhuma seriam opções que eu levaria em consideração para uma próxima visita a cidade do Porto.

O primeiro deles é o Boavista Guest House, uma pensão muito confortável e organizada, com um café da manhã muito bom e relativamente próximo ao centro da cidade, tendo vantagem de estar a cinco minutos andando da estação de metrô Carolina Michaelis. Esta opção agradou muito tanto na limpeza e qualidade do quarto, quanto na recepção dos atendentes, sem falar no ótimo custo benefício, fácil localização e segurança. Vale mencionar que esta opinião não foi somente minha, mas também da minha avó e prima que estavam comigo na viagem.

O segundo está localizado praticamente do lado do Mercado do Bolhão, o Zero Box Lodge Porto, uma opção diferentona, muito prática, confortável e econômica dentro do miolo do centro histórico da cidade. Esse hotel tem uma vibe bem diferente, com um ar mais moderno e descontraído, os quartos são literalmente caixas (como o próprio nome já sugere), mas que são muito confortáveis e vão atender bem as necessidades básicas de uma hospedagem, mas sem alguns luxos como tv no quarto, frigobar e janelas (kkkk). Talvez se você for claustrofóbico não seja a melhor opção, mas apesar disso o hotel conta com um restaurante próprio, um bar, um lounge, sauna e uma área de lazer em que você pode se conectar com outros hóspedes.

Outro hotel incrível, principalmente se você pretende gastar um pouco a mais, é o Pestana Porto - A Brasileira, um hotel 5 estrelas localizado no centro histórico da cidade, essa opção conta com terraço exclusivo, restaurante, bar, academia e muito mais. Esse eu não me hospedei, mas espero ter a oportunidade na próxima vez que visitar a cidade.

Deixei apenas alguns exemplos, mas como sugestão final lembre-se de procurar bem e verificar em diferentes sites o valor do hotel que te interessou e de se planejar conforme os locais que quer conhecer em sua viagem.

Dicas extras

Separei três dicas que eu gostaria que tivessem me falado quando viajei para Porto, acredito que com elas você abra a mente e aproveite ao máximo essa cidade incrível.

1. Sem mais enrolação, a primeira dica para quem vai ao Porto em Portugal é que passe mais dias se for possível, eu, por exemplo, fiquei apenas um dia e meio na cidade e me arrependi, já que tive que fazer muita coisa correndo. Apesar de ter aproveitado e me encantado pela cidade, indicaria que você aproveite melhor essa experiência e com mais calma, pois este lugar encantador merece a sua atenção.

2. A segunda dica se liga com a primeira, pois eu indico que você descubra a cidade sozinho e se “perca” um pouco. Eu digo isso, pois me senti muito seguro na viagem, e uma das coisas mais gostosas de se fazer é criar seu próprio trajeto por entre as ruas e vielas do Porto e sentir de verdade como as pessoas vivem nesse lugar. Só tome cuidado pra não acabar se perdendo muito também.

3. O Porto Card dá acesso gratuito ou desconto em diversas atrações da cidade, além de facilitar o acesso aos transportes disponíveis no Porto de maneira ilimitada. Uma excelente maneira de economizar tempo e dinheiro em sua viagem, e você ainda pode escolher o tempo de utilização (entre 1 e 4 dias). Para garantir o seu, basta acessar o site do Civitatis.

Caso ainda tenha dúvidas, confira aqui no blog o artigo sobre o Porto Card.

Parece doideira, mas eu não dava nada para Porto antes de conhecer, apesar de estar empolgado por ser minha primeira viagem internacional, nunca tinha ouvido falar muito sobre a cidade. Mesmo que ela não tenha os pontos turísticos mais conhecidos do mundo e toda aquela fama de cidades como Paris, Londres e Nova Iorque, por exemplo, Porto encanta por sua simplicidade e belezas únicas, por ser aconchegante, por fazer você se sentir em casa mesmo sem nunca ter pisado lá, cada rua é uma nova descoberta, novos sons, cheiros e visuais.

Mesmo com pouco tempo, consegui passar por vários dos principais pontos turísticos e me apaixonar pela cidade. O clima é muito gostoso, tem música ao vivo por todos os cantos e é muito fácil se localizar seja pelo fator da língua, mas também porque a maior parte do roteiro turístico está localizado no centro histórico.

Um dia eu volto pra lá e espero estar namorando ou casado, porque essa cidade é perfeita para casais. Não que ela não seja perfeita para todos, mas se você namora ou é casado(a) não perca tempo e leva sua metade da laranja para Porto, com certeza será inesquecível.

Sem dúvida alguma, espero voltar para Porto, mas com mais tempo da próxima vez. Caso você também esteja pensando em conhecer a cidade depois desse humilde depoimento, indico que você fique no mínimo uns 3 dias, ou até mais, para aproveitar e conhecer lugares próximos da cidade.

Gostou do artigo? Então vem comigo para a Europa!

No meu canal do YouTube, você encontra vlogs completos da minha primeira viagem para o velho continente, incluindo essa aventura pela cidade do Porto. Inscreva-se agora e acompanhe de perto essa jornada! Ah, e não se esqueça de me seguir nas redes sociais para não perder nenhuma novidade e ajudar esse projeto a crescer ainda mais.